Serviços

Há muitos computadores disponíveis, com muitas opções a diversos preços. Mas se não estiver familiarizado com o mercado atual ou com os jargões informáticos, pode ser difícil saber se está a adquirir o equipamento que realmente lhe faz falta e pelo melhor valor.

Adquirir um novo computador também significa configurar o hardware novo ou o já existente.

Nova instalação do escritório
Comprar e instalar novos computadores para um ambiente de escritório tem uma série de dificuldades adicionais. Podemos ajudá-lo a tomar as decisões corretas, e instalar os seus novos dispositivos com precisão para assegurar o máximo desempenho e a mínima perturbação.

Podemos ajudar com:

  Consulta de equipamento ajudando-o a decidir quais os novos computadores a comprar.
  Configuração da estação de trabalho para novos empregados, ou seja, a configuração de novos PCs, computadores de secretária, computadores portáteis, etc.
  Instalar aplicações em todas as estações de trabalho e configurar todas as contas de e-mail.
  Configuração de ecrãs duplos ou triplos.
  Configuração de sistemas automáticos de armazenamento em nuvem e Network Attached Storage (NAS) para o negócio.

Existe um incontável número de problemas relacionados com sistemas operativos, desde: problemas de arranque, atualizações mal sucedidas, ativação, recuperação de dados, vírus e muito mais.

Qualquer que seja o erro no sistema operativo, podemos utilizar ferramentas especializadas para reparar e recuperar os dados. Estas ferramentas incluem:

  Reparação de arranque
  Restauração do sistema
  Verificação do disco
  Verificação dos ficheiros de sistema
  Drivers
  Reinstalar Sistema Operativo

Os computadores bloqueiam sem aviso prévio e podemos perder dados essenciais. Desde fotografias, documentos, informações financeiras, etc.

Cópia de Dados
A cópia de dados é essencial para evitar a perda de ficheiros importantes. Podemos configurar sistemas de cópia manual ou automática.

Os tipos de suporte mais comuns para Cópia de Dados são:

  Discos externos  Armazenamento na nuvem
  Armazenamento ligado à rede (NAS).

Avaliaremos as necessidades, equipamentos e métodos de trabalho e recomendaremos o sistema que consideramos mais adequado.

Discos Externos

Disco externo é a forma mais popular de cópia de dados para utilizadores domésticos. Podemos emparelhar o disco externo com software de cópia de nível empresarial e agendar cópias regulares e automáticas.

Também sugerimos emparelhar um disco externo com armazenamento em nuvem. Ter duas formas de cópia irá garantir que os dados estejam 99% seguros.

Armazenamento em Nuvem
O armazenamento em nuvem refere-se ao carregamento (upload) dos dados para um servidor externo seguro na Internet. Os dados podem ser acedidos a partir de qualquer aparelho com internet usando uma identificação. Assim, mesmo que perca todos os acessos aos dispositivos esses dados continuam seguros.

Podemos configurar cópias automáticas de armazenamento em nuvem e ajudar a transferir ficheiros e pastas de um computador para outro com aplicativos como o Dropbox.

Armazenamento (NAS)
Network-attached storage (NAS)

NAS fica algures entre um disco externo e armazenamento em nuvem. Liga-se à rede de casa ou escritório e permite que todos os dispositivos ligados acedam aos mesmos dados. Também podemos configurar um NAS que permite que os dados sejam acedidos via internet.

Este sistema é ideal para utilizadores mais avançados.

Recuperação de Dados
Em muitos casos, podemos aceder a dados perdidos, recuperar informações e transferir para outro suporte.

De um modo simplificado o processo passa por remover o disco, ligá-lo a outro dispositivo e transferir a informação pretendida (Não podem estar encriptados, ex. LUKS).

Os filtros profissionais de correio eletrónico não solicitado funcionam para proteger a caixa de entrada contra várias ameaças. Isto, por sua vez, protege todos os dispositivos e computadores.

O que protege exatamente estes filtros?

Ransomware (Resgate)
A filtragem e proteção de spam de nível empresarial bloqueiam os últimos Ransomware de entrar na caixa de entrada e infetar os computadores de escritório. A remoção do software de Ransomware é dispendiosa.

Vírus

A maioria dos vírus infetam computadores e redes empresariais através de anexos fraudulentos de correio eletrónico. O software anti-vírus básico não pode proteger contra estes e-mails maliciosos, que estão sempre a evoluir para se manterem um passo à frente.

E-mails de phishing
Os e-mails de phishing são concebidos para enganar o utilizador. Parecem legítimos, e muitas vezes afirmam ser um fornecedor de Internet, banco, empresa financeira, ou outra instituição de confiança. O objetivo é roubar as informações privadas, tais como os seus dados bancários, número de cartão de crédito e palavras-passe de conta.

Spam

O spam obstrui a caixa de entrada, tornando difícil a localização de e-mails importantes.

4 Vantagens da Proteção Profissional contra Spam:

º  Tripla camada de proteção anti-vírus e malware
 º Vários filtros de spam que garantem uma taxa de 99% de captura de spam
 º Não é necessária manutenção ou formação
 º Baixo custo mensal

Podemos acompanhar na transição de correio eletrónico de qualidade empresarial e tratar de todo o processo com o mínimo de perturbações.

O Microsoft Office 365 é o conjunto de software inovador da Microsoft que incorpora a computação em nuvem juntamente com clássicos do Office, tais como Word e Excel.

O Microsoft Office 365 disponibiliza:
Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook
Sistema de correio eletrónico profissional de qualidade empresarial com uma caixa de entrada de 50 GB
Filtro de spam de grau empresarial
1 TB de armazenamento em nuvem online
Skype para empresas

O Microsoft Office 365 é um conjunto de software que pode simplificar e racionalizar as práticas empresariais. O Microsoft Office não só facilitará a criação e partilha de ficheiros, como também reduzirá os custos de TI ao longo do tempo.

5 vantagens em transitar para o Microsoft Office 365.
Acesso aos seus e-mails, contactos, calendários e ficheiros em qualquer PC, Mac, portátil, smartphone, ou tablet.
Flexibilidade – o Microsoft Office 365 pode ser facilmente instalado em novos dispositivos.
Inclui uma conta de correio eletrónico de nível empresarial com uma caixa de entrada de 50 GB.
1 TB de armazenamento em nuvem online com Microsoft One Drive.
Redução com custos de TI. Todo o apoio e manutenção do Office 365 pode ser feito remotamente.

Como posso saber qual a versão do Microsoft Office 365 a utilizar?
Em primeiro lugar, conversamos, queremos compreender as suas necessidades empresariais ou institucionais, tais como quantos computadores e dispositivos necessitarão do Microsoft Office instalado.

Em segundo, explicamos a versão do Office que acreditamos corresponder melhor às necessidades. Falamos sobre as características, limitações e preços.
Finalmente, planeamos a migração do software atual para o Microsoft Office 365. Da nossa parte, queremos assegurar que a migração causa o mínimo de perturbações.

Migração rápida e simples para o Microsoft Office 365

Para assegurar a perturbação mínima e a máxima produtividade, oferecemos aos nossos clientes um procedimento de migração em 3 etapas.

Etapa 1: Âmbito
Reunimo-nos para obter uma compreensão completa do negócio, e do que espera conseguir com o Office 365. Discutimos os requisitos de correio eletrónico e as transferências de ficheiros.

Passo 2: Configuração
Os nossos técnicos montam a estrutura do Office 365 da sua empresa. Configuramos todas as contas de utilizador, serviços de correio eletrónico e serviços em nuvem.

Passo 3: Migrar
Migramos os antigos e-mails, calendários, e contactos de Exchange, Gmail, POP3, ou contas de e-mail IMAP. Também movemos os ficheiros necessários para Microsoft One Drive, para que todos os funcionários possam aceder a ficheiros partilhados.

Em breve...

Questões Frequentemente Colocadas

Sim, podemos orientar na compra do computador certo para as suas necessidades. Por favor contacte-nos para que possamos falar sobre as suas necessidades informáticas e aconselhar sobre um modelo adequado.

Claro, podemos ajudar a configurar o seu novo PC, portátil e instalar os seus e-mails, configurar a impressora sem fios, transferir ficheiros de um computador antigo, configurar cópias de segurança, e ensinar-lhe como utilizar a nova máquina.

Temo-nos de certificar de que tem uma placa gráfica compatível e que os seus monitores têm os resultados correctos. Também podemos configurar a sua impressora na sua rede com ou sem fios.

Sim, podemos levar o seu velho computador, limpar o disco interno com software adequado ao efeito e reciclá-lo.

As contas de e-mail Post Office Protocol (POP) existem há mais de 30 anos. Foram projetadas apenas para um dispositivo. As contas POP têm limitações porque os e-mails não são sincronizados entre os dispositivos e apenas armazenados em 1 computador.

As contas de e-mail por Internet Message Access Protocol (IMAP) são um mecanismo mais recente que o POP, permitindo que se sincronize todos e-mails e subpastas em dispositivos com esse tipo de acesso.

As contas de e-mail tipo G-Suite, Zoho, Office 365 são contas de e-mail de nível empresarial que sincronizam todos os seus e-mails, contactos, calendários, entre dispositivos. Estas contas de e-mail também têm respostas “fora do escritório”, muito espaço (GB) por caixa e filtros de spam profissionais.

Dependendo da finalidade, IMAP ou em nuvem (cloud) são boas opções. Se houver perda de dados nos dispositivos, a informação continua a existir no servidor possibilitando a sua posterior recuperação.

Sim, sem dúvida que podemos fazer essa transição com um domínio existente. Será necessário aceder ao seu gestor de domínio ou quem o detém e determinar o melhor plano de email.

As mensagens de erro com clientes de e-mail (Outlook, thunderbird, evolution, etc) podem ter várias origens:

 º Senhas
 º Configuração do servidor
 º Contas suspensas
 º Configurações de segurança
 º o cliente de e-mail estar desatualizado e problemas no servidor

Os e-mails com erro contêm códigos específicos, é necessário analisá-los e proceder em conformidade.

Entre em contacto connosco, para podermos aconselhar sobre como corrigir esse problema.

Microsoft Office 365 é um conjunto de produtos que inclui Microsoft Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Microsoft teams e armazenamento em nuvem chamado One Drive. O Office 365 pode também referir-se à plataforma de correio eletrónico comercial da Microsoft.

Inclui uma caixa de correio de 50gb, capacidade de configurar respostas automáticas de e-mail, filtro de lixo eletrónico, segurança de SMS, e a capacidade de sincronizar e-mails, contactos e calendários em todos os seus dispositivos. O Office 365 também inclui a capacidade de aceder aos e-mails através do webmail ou da aplicação especifica no smart phone.

Sim, o Office 365 inclui filtro de spam de qualidade empresarial. Normalmente vemos uma redução de 90% nas mensagens de correio eletrónico não desejado após a mudança para o Office 365.

Geralmente, antes de proceder a uma migração de correio eletrónico para o office 365, precisaremos das seguintes informações: Acesso à configuração DNS (login). Se as contas de correio eletrónico existentes são contas POP ou IMAP, de que tamanho são as suas caixas de correio existentes. A partir desta informação, poderemos fornecer uma cotação e um calendário para a migração.

O custo de uma subscrição varia dependendo do número de licenças de que a empresa necessita, de quantas caixas de correio necessita.

Computadores lentos e pouco fiáveis podem levar à falta de produtividade.
Os baixos desempenhos em PC manifestam-se das seguintes formas:

 º Lentidão a carregar ou a utilizar
 º Não liga ou reinicia aleatoriamente
 º Mensagens de erro do Sistema Operativo
 º Erros de disco
 º Problemas com Internet
 º Os programas não carregam normalmente
 º Infecção por malware, vírus
 º Sem vídeo ou som
 º Bloqueio intermitente

O que provoca avarias nos computadores?
Há uma série de fatores que contribuem para o mau desempenho de um computador, incluindo:

  Software desatualizado ou incompatível
  Disco, memória ou placa mãe (motherboard) com defeito
  Acumular de poeira, que conduz eletricidade e pode provocar curto-circuito ou danificar o interior do PC
  Drivers instáveis ou atualizações de software defeituosas
  Manutenção deficiente do computador
  Idade (+7 anos)
  Infeção grave por vírus

Reparação e atualização do computador
Para além das reparações de PC, fazemos atualizações regulares. Estas podem ser a melhor forma de melhorar o desempenho e a longevidade da máquina.

Tipos de atualizações onde podemos dar suporte:
Atualizações ou substituições de discos. Isto pode ser necessário se o disco estiver avariado, ou se ficar continuamente sem espaço.

  Atualização da memória (RAM) para acelerar o carregamento de programas
  Últimas instalações e atualizações do Sistema Operativo
  Instalação de novos computadores
  Transferências de dados de computadores antigos
  Novas instalações de placas de vídeo

O computador dá erros ao iniciar?
Lento ou bloqueia?
Abre janelas que não solicitou?
Ventilador sempre a trabalhar no máximo?
Barulhos estranhos?

Estes sintomas são muito comuns e podem tornar o computador muito lento ou completamente inutil. Pode também estar suscetível a ameaças de segurança.

Algumas possíveis causas e o que podemos fazer para ajudar.

Remoção de Vírus ou Malware
Os vírus informáticos podem causar danos graves e elevar o risco de insegurança. Na verdade, o objetivo dos vírus passam por monitorizar a utilização da internet, enviar spam por e-mail ou até roubo de identidade. Quanto mais rápido os vírus forem removidos, mais seguros estarão os conteúdos importantes.

Os sintomas incluem:

  Computador lento
  Computador demora muito para iniciar
  Janelas pop-up não solicitadas
  Imagem de fundo da área de trabalho (wallpaper) alterado
  As páginas web falham ao carregar
  Mensagens de erro
  Páginas web redirecionam para páginas não solicitadas
  Pouco espaço em disco
  Não é possível instalar software antivírus

Remover vírus é uma das reparações mais complicadas. Pode parecer que foi totalmente removido, mas ainda podem haver ficheiros infectados e escondidos algures no computador.

Executar diagnóstico para o tipo de vírus, identificar o nível de ameaça à segurança e, em seguida, remover todos os ficheiros infetados.

Componentes fisícos com defeito
Por vezes, os componentes fisícos (hardware) podem apresentar defeitos ou falhar completamente. Problemas comuns incluem discos, placas-mãe (motherboards) e portas. Os sintomas variam, mas podem deixar o computador lento ou inutilizável e os ficheiros podem-se perder.

Os sintomas incluem:

  Computador lento
  Computador não inicia
  Computador leva muito tempo para iniciar
  Sobreaquecimento
  Barulhos estranhos

Hardware avariado ou defeitoso pode ser provocado por diversos fatores, incluindo bater ou derrubar o computador, um curto circuito, software/firmware instalado recentemente ou até mesmo só o acumular de pó.

Iremos determinar a causa da falha de hardware, reparar ou instalar novo e, se possível, restaurar todos os ficheiros que possam ter sido perdidos.

Portáteis lentos, instáveis, programas estão a bloquear, mau desempenho
Em caso afirmativo, o portátil necessita provavelmente de uma reparação profissional. E se utilizar o seu portátil diariamente, precisará que a reparação seja feita o mais cedo possível.

Problemas comuns com computadores portáteis
Caso necessite do portátil para enviar e receber e-mails, editar vídeos, verificar as notícias ou jogar, os seguintes problemas podem ocorrer:

  Portátil não responde, sem energia
  Tempo de arranque muito lento – pode ser de 5 minutos ou mais
  Os programas não carregam
  Reinicia sem estabilizar
  As janelas bloqueiam ou fecham aleatoriamente
  Está quente ao toque
  O software mais recente não é instalado
  Wi-Fi não estabiliza
  Unidade de DVD não funciona corretamente
  Adaptador de energia CA com defeito
  Defeito sem fios ou Bluetooth
  Ventiladores de refrigeração avariados ou ruidosos
  Tomada de alimentação defeituosa / tomada DC
  Teclados partidos
  Vírus e infeção por malware
  Discos avariados, defeituosos, ou cheios
  Recuperação de dados de computadores portáteis

Se a avaria do portátil não constar desta lista, sinta-se à vontade para nos contactar. Teremos todo o gosto em ajudar a diagnosticar a causa provável e recomendar uma solução.

Quais as causas dos problemas comuns com os portáteis?
Mais cedo ou mais tarde um portátil vai cair. Para além da idade, há uma série de fatores que afetam a longevidade e o seu desempenho. Estes incluem:

  Quedas
  Líquido pelo teclado
  Acumulação de pó
  Picos de energia
  Software com problemas
  RAM defeituosa (memória)
  Hardware com defeitos

Porque é necessário arranjar o portátil com urgência
Independentemente da utilização que fizer, é sensato corrigir problemas assim que possível. Quanto mais tempo permanecer avariado, mais danos pode causar.

Exemplos:

  Ventilador avariado ou defeituoso pode sobreaquecer, o que poderá danificar de forma permanente a máquina.
  Erros de disco que não afetam de imediato podem tornar-se mais graves. O pior cenário é o disco perder os dados.
  Vírus e malware que infetam o computador podem estar a enviar os seus dados pessoais ou outras informações para terceiros.

  Os problemas com o Windows agravam-se frequentemente com o tempo, acabando por corromper todo o sistema. Isto torna a recuperação de dados bastante difícil.

Reparação de computadores portáteis: Atualizações e Manutenção
Atualizações regulares e manutenção adequada são essenciais para evitar problemas comuns e prolongar a vida útil do portátil. Podemos ajudar:

  Reparar todos os problemas acima mencionados, e efetuar manutenção regular
  Atualizar o disco se estiver continuamente a ficar sem espaço
  Adquirir um novo computador portátil e instalá-lo
  Transferência de todos os seus antigos dados, documentos, fotografias e contas de correio eletrónico para o novo computador portátil

Descarte o velho portátil de forma segura, limpando completamente o disco rígido antigo.

Os vírus informáticos podem causar danos graves e elevar o risco de insegurança. Na verdade, o objetivo dos vírus passam por monitorizar a utilização da internet, enviar spam por e-mail ou até roubo de identidade. Quanto mais rápido os vírus forem removidos, mais seguros estarão os conteúdos importantes.

Os sintomas por vírus incluem:
  Computador lento
  Computador demora muito para iniciar
  Janelas pop-up não solicitadas
  Imagem de fundo da área de trabalho (wallpaper) alterado
  As páginas web falham ao carregar
  Mensagens de erro
  Páginas web redirecionam para páginas desconhecidas
  Pouco espaço em disco
  Não é possível instalar software antivírus

Remover vírus é uma das reparações mais complicadas. Pode parecer que foi totalmente removido, mas ainda pode haver ficheiros infectados e escondidos algures no computador. Executar diagnóstico para o tipo de vírus, identificar o nível de ameaça à segurança e, em seguida, remover todos os ficheiros infetados.

Se não for tratado, o malware pode causar toda uma série de problemas. Na pior das hipóteses, o computador ficará inutilizável e os seus dados pessoais inseguros ou até irrecuperáveis.

O que é Malware?
Malware (também referido como vírus) é um termo geral para uma variedade de programas hostis e perigosos, incluindo vírus, worms, cavalos de Tróia, ransomware, spyware, adware, rootkits e scareware. Normalmente, o malware encontra o caminho para o computador sem consentimento através de anexos de correio electrónico não solicitado.

O objectivo mais comum do malware é roubar dados privados. Isto pode ser um problema sério, especialmente se o computador contiver informações confidenciais, tais como senhas de contas bancárias.

À medida que os vírus e outro software malicioso se tornam mais avançados, podem permanecer indetectados por software anti-vírus. E uma vez infectado o computador, pode ser muito difícil para o utilizador médio de um computador localizá-lo e removê-lo.

Porque o Malware é Perigoso?
  O Malware pode roubar informações bancárias e palavras-passe.
  Sequestrar a conta de correio electrónico e enviar spam para a sua lista de contactos.
  Transmitir as suas informações pessoais/ comerciais sem consentimento.
  Apagar ficheiros pessoais e encriptar o computador para resgate (ramsonware).
  Apagar o disco e infectar as cópias de segurança e armazenamento externo.
  Em casos extremos, deixar que o computador deixe de funcionar por completo.

Sinais Comuns de Vírus, Spyware e Infecções por Malware
Os sinais de malware nem sempre são óbvios e no imediato. Por vezes, podem passar-se dias até que se note algo diferente. É importante estar atento aos sintomas dos vírus, porque quanto mais tempo o computador estiver infectado, mais problemas podem surgir.

Os sinais comuns de que o PC, portátil tem vírus, spyware, ou infecção por malware são:
  O computador está a tornar-se cada vez mais lento a arrancar e a funcionar
  A internet é invulgarmente lenta, ou está a cair quando ligado via sem fios (wifi)
  O computador aleatoriamente bloqueia ou congela
  Anúncios pop-up suspeitos e/ou agressivos
  O espaço no disco rígido está continuamente a escassear
  Estranhas barras de ferramentas instaladas nos navegadores de internet (browsers)
  Homepages com aspecto suspeito no navegador
  Carregamento de websites estranhos e sem solicitação
  Incapacidade de enviar e-mails e outros devolvidos
  Software de segurança da Internet deficiente
  Publicidade agressiva: venda de pornografia, jogos de azar online, esquemas rápidos de enriquecimento, etc.

Como Removemos com Segurança o Malware
Seguimos um procedimento de 5 passos para remover vírus, malware ou infecções de adware sem danificar os dados, de modo a restaurar o computador à forma como estava a funcionar anteriormente.

  Utilizamos ferramentas de software especializadas para remover cada pedaço de malware. Se estas ferramentas automatizadas falharem, removemos a infecção manualmente.
  Também reparamos quaisquer danos ou problemas de software causados por malware.
  Como medida preventiva, damos formação sobre formas eficazes de proteger os dispositivos contra futuras infecções.
  Asseguramos que o computador tem o mais recente software de segurança instalado e ensinamos como efectuar uma manutenção regular a este nível.
  Finalmente, verificamos o sistema de cópias de segurança (backup) e certificamo-nos do seu correto funcionamento (se aplicável).

O hardware e software podem falhar a qualquer momento e apagar acidentalmente documentos importantes.

Contudo, a perda de dados tem solução, uma ação rápida e profissional pode aumentar a probabilidade de recuperar 100% dos dados perdidos. Veja como:

Sinais de um disco com defeito
Alguns sinais de um disco com defeito:

  O computador leva minutos para carregar qualquer coisa.
  Faz ruído de tique-taque ou arranhão.
  O computador ficou consideravelmente lento nos últimos dias.
  Constantemente surgem erros de sistema.
  Ficheiros em falta.
  Fotos corrompidas, não abrem ou são exibidas incorretamente.

Agir já para prevenir perda de dados
Em caso de suspeitar que um computador tem um disco com defeito, siga estas instruções:

  DESLIGAR o computador e desconectar da tomada.
  NÃO tentar aceder aos dados uma vez que pode danificar a informação perdida.
  NÃO formatar o computador nem reinstalar o sistema operativo.
  NÃO restaurar uma cópia de segurança (backup) nem usar um programa de reparação automática.
  PARAR de usar o computador se ouvir cliques ou rangidos. Pode ser necessário encostar o ouvido na lateral do computador.
  NÃO usar software de recuperação de dados gratuito disponível online. Isso pode “substituir” os ficheiros. tornando a recuperação de dados, por profissionais mais difícil e demorada.

Se a informação que consta nesse disco é importante. Entre em contacto connosco solicitando apoio.
Processo de recuperação de dados em 3 etapas
Formulámos um processo de recuperação de dados em três etapas que produzem resultados muito eficientes.

1. Avaliação

Primeiro, avaliamos de forma abrangente a integridade do disco. Esta avaliação permite-nos diagnosticar a gravidade do problema. A unidade pode ter entrado em falha lógica ou mecânica ou dano físico.

2. Lista de ficheiros

Usando ferramentas e software de nível profissional, iniciamos o processo de recuperação de dados. Forneceremos a lista detalhada de ficheiros recuperáveis. Depois de confirmar esta lista, procederemos à recuperação dos mesmos.

3. Recuperação

Depois dos ficheiros recuperados, copiamos para um suporte que permita o acesso posterior.

Tipos de dispositivos recuperáveis

Discos rigidos mecanicos
Discos SSD

NAS

Evitar perda de dados no futuro.

É possível evitar a perda de dados no futuro, investindo em duas ou três formas de cópia de segurança (backup).

Recomendamos uma combinação de cópias em discos portáteis e baseados em nuvem (cloud), emparelhados com software fiávell. Para particulares e pequenas empresas, também recomendamos o uso de um servidor NAS (Network Attached Storage). Estes sistemas trazem RAID incorporado o que permite continuar a funcionar mesmo quando um dos discos deixa de funcionar.

Fale connosco para discutir as melhores opções de cópia. Podemos ajudá-lo a criar uma solução de cópia totalmente personalizada.

Questões Frequentemente Colocadas

Sim. Dependendo da idade do computador, recomendamos a instalação de um novo disco e a reinstalação do Sistema Operativo. Se não houver cópias de segurança (backup), também podemos disponibilizar o serviço de recuperação de dados para tentar transferir essa informação para o novo disco.

Sim! Esse problema geralmente deve-se a incompatibilidade entre componentes, temos experiência com várias marcas e computadores personalizados. Precisaremos avaliar o computador primeiramente, para que possamos diagnosticar a causa do problema e proceder à sua reparação.

Sim, este tipo de problema significa que há uma falha grave de software ou hardware. Entre em contato connosco para que possamos diagnosticar e reparar o problema.

Sim, podemos instalar armazenamento SSD e reinstalar o Sistema Operativo. Também podemos configurar os e-mails, cópias de segurança (backups) e software antivírus.

Se o seu computador portátil não ligar isso pode ser causado por uma série de problemas, incluindo bateria defeituosa, adaptador DC defeituoso ou cabo de alimentação, problemas na placa mãe (motherboard), discos defeituosos, problemas de memória ou problemas de software (bios).

Um erro de ecrã azul (também conhecido como o ecrã azul da morte (Blue Screen of Death)) num portátil é uma falha comum que ocorre quando o portátil tem uma falha grave de hardware ou software.

Não. Infelizmente, os tablets ou portáteis Surface Pro não podem ser reparados. Têm de ser enviados à Microsoft e posteriormente enviam de volta uma unidade reparada.

Actualmente, não reparamos computadores portáteis danificados por liquidos. A taxa de sucesso em tais reparações é inferior a 20%, geralmente recomendamos a compra de um novo portátil. Se perdeu ficheiros e documentos importantes, podemos tentar recuperá-los para si utilizando mecanismos próprios para esse efeito.

Os sinais mais comuns de infecção por vírus incluem ficheiros desaparecidos ou apagados, pop ups estranhos, publicidade muito agressiva, programas estranhos, o computador falha constantemente, barras de ferramentas estranhas, navegadores de Internet sem carregamento, computador sem arranque.

Um vírus é o tipo de infecção mais grave. Isto pode causar a falha do computador, a eliminação de ficheiros, bloqueio e danificar o computador.

Malware e Spyware é bem mais comum do que um vírus completo, e é normalmente apanhado descarregando software gratuito, filmes e séries de televisão, clicando em sites de spam ou abrindo emails fraudulentos. Os sinais de infecção por malware incluem: envio de e-mails de SPAM, computador lento, pop ups de publicidade agressiva, e programas estranhos instalados.

Ransomware é uma forma de malware concebido para encriptar ficheiros num dispositivo, tornando inutilizáveis quaisquer ficheiros ou sistemas que dependem deles. Os agressores exigem um valor normalmente em moeda digital (tipo bitcoin) em troca da descodificação dos mesmos.

Sim, pode. Existe uma concepção errada e comum de que os computadores Apple Mac não são atingidos por vírus ou malware. Estamos a ver cada vez mais infecções por malware em Mac. Como os computadores Mac se tornaram mais populares nos últimos cinco anos, os hackers tornaram-se mais agressivos no que concerne a computadores Apple Mac.

A forma mais comum de um computador ser infectado por um vírus informático, é através do descarregamento de ficheiros falsos/vírus a partir de um website fraudulento ou clicando num anexo de e-mail que tenha sido feito para parecer um ficheiro real.

Embora seja possível, é necessário fazer primeiramente uma avaliação. A RXTX não disponibiliza serviço para falha mecânica, os discos podem estar inacessiveis mas têm de responder quando ligados à energia.

Entre em contacto connosco para discutir a melhor opção para si (ver contactos).

Sim, disponibilizamos a recuperação de dados para clientes em todo o
território nacional. Contudo, se reside fora do concelho de Évora, será
necessário enviar o disco por transportadora para as nossas instalações (ver contactos).

A manutenção é justamente prevenir problemas que são geralmente causados por acumular de programas, ficheiros ou peças não estarem limpas, a ponto do computador ter dificuldade em funcionar.

Este processo é por vezes complexo, demorado e requer várias etapas, pelo que sabemos exatamente o que fazer para otimizar os computadores e garantir que voltam a funcionar em pleno.

Se alguns destes problemas se verificarem é possível que seja necessário manutenção:

 º Lento ao iniciar
 º Lento ao desligar
 º sobreaquecimento
 º Programas bloqueiam

Atualizações
Verificamos as atualizações do sistema operativo e garantimos que sejam as mais recentes. Inclui Microsoft Windows e Linux (necessário root).

Otimização do arranque e desligar
Alguns programas são configurados para abrir assim que o computador inicia e isso pode tornar o processo de arranque consideravelmente lento, por esses motivos verificamos e reconfiguramos o computador para melhorar o desempenho.

Remover programas e ficheiros desnecessários
Com a utilização, os computadores ficam sobrecarregados com programas que raramente usamos, arquivos que não precisamos e que ocupam espaço valioso no disco. Consequentemente, quando o disco enche, a velocidade é afetada.



O pó e pelos de animais tendem a acumular dentro dos computadores, o que pode limitar o fluxo de ar dentro da máquina e afetar o desempenho dos ventiladores. Se o ventilador não estiver a funcionar corretamente, o computador pode sobreaquecer, tornando-o mais lento, no limite, o acumular de pó pode conduzir a eletricidade e causar curto-circuito.

Suporte remoto
Também oferecemos suporte remoto – por meio do qual podemos entrar no computador sem a necessidade de deslocação ao local e fazer a manutenção e/ou corrigir problemas. Ideal para quando não pode estar fisicamente presente mas os nossos técnicos estão disponíveis, ou se tem um problema urgente que podemos resolver remotamente.

Sem uma estratégia de TI e sistemas de segurança, uma empresa torna-se vulnerável a cinco dos seguintes riscos:

1º  Vírus criptográficos. Os vírus que utilizam criptografia e tecnologias relacionadas são alguns dos mais sofisticados da Internet. Os agressores ganham acesso a todos os ficheiros, e exigem grandes quantias de dinheiro para devolver o acesso.
  

 2º Tempo de inatividade do servidor. Se um servidor tiver sido configurado incorretamente, ou se inapropriado para as funções pretendidas, poderá levar a horas de inatividade. Podendo refletir-se em despesas adicionais.
  

3º  Quebras de Internet. Se a demanda de uma empresa tiver ultrapassado a atual ligação à Internet, isso poderá levar a bloqueios que impedem de completar tarefas essenciais, tais como aceder a ficheiros remotamente, fazer cópias de segurança do servidor para a nuvem, navegar em páginas web, descarregar e carregar ficheiros.
  

 4º Computadores lentos. Um computador lento pode tornar até a mais simples das tarefas em muito tempo perdido. Manutenção e atualizações regulares do computador podem poupar horas todas as semanas e irão determinar se o mau desempenho é um indicador de um problema mais sério.
  
 5º Cópias de segurança pouco fiáveis. A empresa ou instituição utiliza pelo menos duas formas de cópias de segurança? É necessário verificar regularmente se os sistemas de cópias de segurança funcionam corretamente.

Com os sistemas adequados, uma empresa quase nunca terá de lidar com qualquer uma destas ameaças dispendiosas e potencialmente perigosas.

O nosso processo de auditoria em três etapas:
1º  Visita inicial ao local, tentamos obter uma compreensão completa das necessidades de TI da empresa ou instituição. Procuramos compreender os problemas de TI que já teve anteriormente.
  
 2º Discussão. Por forma a delinear um plano de intervenção, queremos que a estratégia de TI seja escalonada de forma eficaz.
  
 3º Finalmente, exploramos possíveis iniciativas de redução de custos que melhorem a eficiência do pessoal e racionalizem os seus sistemas.

Análise exaustiva de controlo em 10 pontos:
Uma vez que o processo de auditoria esteja em curso, realizamos uma auditoria e análise exaustiva do controlo do estado TI:

º  Servidores. Analisamos o desempenho e a fiabilidade dos servidores. Analisamos se os servidores existentes estão ou não a satisfazer as necessidades atuais, e à medida que o seu negócio se desenvolve.
  
º  Cópias de segurança. Verificamos a estratégia e funcionalidade de backup. Sugerimos a utilização de pelo menos duas formas de backup para proteção contra incêndios, inundações, arrombamentos, falhas de disco e outros desastres.
  
º  Computadores de secretária. Realizamos a manutenção e as atualizações necessárias do software/firmware e podemos recomendar máquinas mais eficientes.
  
º  Empregados que viajam regularmente? Podemos configurar os computadores portáteis, para que possam aceder a todos os ficheiros empresariais relevantes em viagem.
  
º  Ligação em rede e sem fios. Realizamos uma auditoria Wi-Fi completa para assegurar que o seu sinal Wi-Fi é forte e fiável em todo o espaço. Verificamos também outros aspetos de segurança relacionados com estes aparelhos.
  
º  Monitores LCD. Os ecrãs de computador dos colaboradores são suficientemente grandes? A produtividade seria melhorada se adicionássemos um segundo ecrã?
  
º  Impressoras e scanners. Está a gastar demasiado em tinta ou toner? Há tecnologias de digitalização mais avançadas, tais como digitalização para e-mail ou digitalização para PDF?
  
º  Proteção anti-vírus e anti-malware. Os vírus informáticos podem ter um impacto extremamente prejudicial: considere ficheiros perdidos, tempo de inatividade, discos corruptos, e muito mais. Verificamos todos os computadores, portáteis e servidores quanto ao mais recente software anti-vírus.
  
º  UPS e proteção contra sobretensão. O seu servidor no local tem uma bateria de reserva em caso de falhas de energia? O equipamento informático está protegido com proteção adequada contra picos de corrente? A proteção da UPS evita que os ficheiros sejam danificados ou destruídos durante interrupções elétricas.
  
º  Gestão de senhas e documentação informática. Mantém registos seguros de todas as palavras-passe de contas? Tem registos de todos os sistemas TI, com informações de garantia, números de série e custos?

Depois de auditar e analisar exaustivamente a parte informática de uma empresa ou instituição, fazemos recomendações sobre como melhorar os sistemas, reduzir custos, corrigir problemas existentes e antever os futuros.

Questões Frequentemente Colocadas

A realização de manutenções regulares, prolonga a vida útil do computador, mantém um bom desempenho e evita problemas futuros, como vírus, perda de dados ou problemas de segurança devido a software desatualizado.

O tempo depende da utilização mas atendendo às atualizações, recomendamos pelo menos 1 vez a cada 6 meses.

As tarefas comuns para a realização das manutenções são: limpeza de pó, atualização do sistema operativo, libertar espaço no disco, remover programas desnecessários, instalar as últimas atualizações, executar antivírus e verificação de segurança anti-malware, verificação da firewall do computador e confirmação que as cópias de segurança estão a ser corretamente executadas (se aplicável).

Não, a manutenção regular garante que o computador se mantém com a velocidade que sempre lhe conheceu. As melhorias apenas poderão surgir se o software for melhorado nesse sentido ou colocar peças mais sofisticadas no computador.

Sim, com a manutenção regular poderá prolongar a vida da máquina em pelo menos 2 anos.

A realização de uma atualização do armazenamento é outra forma de melhorar o desempenho do PC. Além do armazenamento de dados a curto prazo na RAM, os computadores também têm armazenamento para dados a longo prazo, tais como aplicações, sistemas operativos e ficheiros. Mais espaço de armazenamento permite aos computadores guardar mais dados, lançar e executar aplicações de forma mais eficiente. Isto reduz o tempo de inatividade e torna um negócio mais produtivo.

Substituir o HDD por SSD
A quantidade de armazenamento não é o único factor quando se tenta alcançar um melhor desempenho. O tipo de armazenamento também é importante. Ao comprar novos PC, considere a actualização para unidades SSD invés de HDD para melhorar a fiabilidade, velocidade e o desempenho.

Ao considerar SSD <-> HDD, é útil entender como funcionam. Um HDD tem um braço com várias "cabeças" que se movem através do disco para ler e gravar dados, semelhante à forma como a agulha de um gira-discos se move através de um disco de vinil. Os SSD armazenam os dados em circuitos integrados para que não tenham partes móveis.

Uma vez que o disco de um HDD tem de rodar cada vez que são recuperados dados, os HDD são mais lentos do que os SSD. As suas partes móveis também os tornam vulneráveis a problemas mecânicos, pelo que são tipicamente menos fiáveis do que os SSD.

Se considerar uma actualização do computador, mudar para um PC com armazenamento SSD trará seguramente uma melhor capacidade de resposta ao lançar aplicações.

Muitos empregos requerem multitarefas e manter várias aplicações de software a funcionar ao mesmo tempo. Outras requerem a utilização de aplicações de dados intensivas, tais como edição de vídeo ou design gráfico, que exigem muito poder de computação. É possível acelerar consideravelmente estas tarefas actualizando para um PC com uma unidade de processamento central (CPU) mais rápida.

A CPU envia direcções para o computador e fornece o poder de processamento necessário para executar essas direcções. Quanto mais rápido for o processador de um PC, mais rapidamente pode executar tarefas.

Uma vez que a RAM e os processadores trabalham em conjunto, a garantia de obter uma actualização da CPU ao comprar um novo computador pode também ajudar a obter o máximo da RAM actualizada.

Uma GPU (unidade de processamento gráfico), também chamada placa gráfica, é especialmente importante para pessoas que utilizam aplicações relacionadas com gráficos para edição de vídeo, edição de fotografia de alta resolução, ilustração, ou design de jogos de vídeo.

Originalmente concebidas para tarefas relacionadas com gráficos, as GPU evoluíram para lidar com uma grande variedade de volumes de trabalho, incluindo inteligência artificial (IA). Se aplicações gráficas ou IA forem importantes para o negócio, poderá querer actualizar a GPU.

Actualizar para um PC com uma GPU melhor, irá melhorar a precisão das cores e a nitidez das imagens. Pode adicionar uma GPU separada, ou instalar um processador com uma GPU incorporada.

Há muitas atualizações de PC que podem ser feitas, mas o primeiro e mais simples passo para aumentar o desempenho é atualizar a RAM (memória de acesso aleatório). A RAM é a memória temporária que contém a informação que o computador está a utilizar para executar as tarefas que estão a decorrer. Quanto mais memória RAM o computador tiver, mais programas pode correr com um bom desempenho.

Para tarefas básicas tais como navegar na web ou utilizar folhas de cálculo ou processador de texto, pode não ser necessária muita RAM. Mas se precisarem de executar múltiplas aplicações em simultâneo, ou se utilizarem frequentemente programas que requerem muitos recursos, tais como edição de vídeo ou aplicações de inteligência artificial (IA), a adição de RAM pode aumentar consideravelmente o desempenho do computador. Se os computadores da empresa ou instituição estiverem a abrandar a um ritmo próximo de uma paragem na utilização de aplicações de recursos intensivos, procure novos PC com mais RAM que possam lidar com uma carga de trabalho superior.

Sinais que indicam que o computador necessita afinar o desempenho.

A ter em conta:
  O computador está gradualmente a ficar lento com o decorrer do tempo. Este mau desempenho está a afetar a capacidade de navegar na web, jogos, editar fotografias, ou quaisquer outras tarefas que executa.
  Mostra mensagens de erro. (há provavelmente falha de software que necessita ser reparada).
  Leva muito tempo a arrancar e a desligar-se. Isto pode ser um sinal de que o computador está cheio de ficheiros.
  Bloqueia ou trava. Isto é um sinal de que o computador está sobrecarregado ou tem um problema mais grave.

E os programas de afinação gratuitos?
O nosso conselho: evite-os.

Um número substancial destas chamadas ferramentas ‘gratuitas’ são esquemas, assustando os utilizadores para a compra de um produto caro, alegando a deteção de milhares de erros. Além disso, o software gratuito pode infetar o computador com malware, tornando-o ainda mais lento e potencialmente danificar os ficheiros.

Como melhoramos o desempenho do computador
5 ajustes essenciais que fazemos para aumentar a velocidade do PC:

º  Retirar programas indesejados do carregamento automático.
º  Libertar espaço no disco.
º  Desinstalar programas indesejados e desatualizados.
º  Instalar as últimas atualizações de segurança.
º  Limpar o seu histórico de navegação.

Estes cinco pontos são apenas um começo. Todos os nossos serviços são adaptados aos problemas específicos da máquina.

Recomendamos às empresas que tenham um ciclo de atualização dos seus PC de 2/3 anos para a maioria dos utilizadores. O aumento dos níveis de produtividade conferem um retorno do investimento substancial, bem como proporciona uma mão-de-obra mais eficiente, permitindo às organizações fazerem mais com os recursos de que dispõem atualmente, ou adiar a contratação de pessoal à medida que a produtividade é melhorada.

Com mais dados e aplicações a serem acedidos a partir da nuvem (cloud), o impacto (e o custo) associados à atualização das máquinas continuará a diminuir, uma vez que o tempo envolvido em atualizações terá uma menor taxa de esforço.

As empresas que não atualizam regularmente os computadores podem enfrentar uma diminuição geral de produtividade do utilizador que pode levar a ser pouco competitiva no mercado, bem como frustrante para o utilizador, levando a taxas de rotatividade mais elevadas.

Questões Frequentemente Colocadas

Se substituir o processador, deverá usar um que se encaixe no mesmo TDP*, ou pode incorrer em situações de bloqueios sistemáticos ou até mesmo estragrar a placa-mãe (motherboard).

*Thermal Design Power (TDP) representa a potência média, em watts.

RAM significa Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório), e é utilizada como espaço de armazenamento de memória a curto prazo.

O processador, também conhecido como CPU, fornece as instruções e o poder de processamento de que o computador necessita para realizar o seu trabalho.

Ambos são importantes e dependentes um do outro.

SSD por norma é três a cinco vezes mais rápido do que um disco mecânico (HDD).

A diferença entre discos rígidos e SSD está na tecnologia utilizada para armazenar e recuperar dados. As unidades de disco rígido são mais baratas e é possível obter mais espaço de armazenamento. As SSD, contudo, são mais rápidas, mais leves, mais duráveis, e consomem menos energia.

Não, os SSD não abrandam ou se desgastam da mesma forma, uma vez que não têm partes móveis.

Se é um utilizador experiente, sim. Caso contrário, não recomendamos que faça esta actualização, uma vez que há uma série de ajustes adicionais de software e hardware que precisam de ser feitos para que a actualização seja bem sucedida.

Consulta de Computador e Computador Portátil
Podemos ajudar a determinar qual o computador ou portátil a adquirir dentro do orçamento e para as necessidades específicas. Depois podemos organizar a entrega e completar o processo de instalação.

As especificações técnicas para computadores de secretária e computadores portáteis podem não ser de fácil entendimento. O truque é entender as necessidades, orçamentos e posterior escolha de um sistema com características que se adequam. Os computadores devem ser fiáveis, ter o armazenamento adequado, memória, portas, capacidade de vídeo e áudio, tamanho do ecrã e todas as outras características que se adequem a quem lhe vai dar uso.

Consulta de computadores personalizada
Há clientes que precisam de um computador para funcionar para além do que está disponível pronto a serem usados. Nestes casos, podemos ajudar na conceção de um computador personalizado.

Consulta de Sistema de Cópia de Segurança
Ter um sistema de backup fiável e seguro é essencial se guardar ficheiros e fotografias com valor no computador. Sem um sistema de cópia de segurança, arrisca-se a perder tudo de forma irreversível.

Podemos ajudar na instalação de sistemas de cópia de segurança apropriado para a casa, empresa ou instituição. Há vários sistemas para serem utilizados localmente e sistemas em nuvem (cloud) disponíveis. Podemos acompanhar através dos prós e contras de cada um e recomendar o mais apropriado.

Comprar software ou hardware tem que satisfazer os requisitos de uma empresa/instituição, caso contrário é uma perda de tempo e dinheiro.

Para evitar esse resultado listamos o nosso processo de aquisição em 4 etapas. Adequado para software, hardware e qualquer outro equipamento informático. Eis como funciona:

Passo 1: Consulta
Em primeiro lugar, conhecemos o espaço e as suas exigências tecnológicas. Ajudamos a rever e planear as necessidades atuais e futuras, para assegurar que a aquisição de equipamentos tenham as características e as funcionalidades necessárias para fornecer o que é necessário no presente momento e para os próximos anos.

Passo 2: Recomendação
Assim que tivermos a informação necessária, forneceremos uma lista de recomendações de produtos que entendemos melhor se adequar às necessidades. Explicaremos as nossas razões para recomendar essas opções, faremos o acompanhamento das especificações e características, e responderemos a quaisquer perguntas.

Passo 3: Compra e instalação
Podemos poupar tempo ao ter que fazer encomendas das novas aquisições de tecnologia. Temos relações diretas com os principais fornecedores de TI em Portugal.

Também nos certificamos de que tudo fica corretamente configurado, instalado e ensinamos os colaboradores a utilizar o novo software ou hardware.

Passo 4: Eliminação
Finalmente, trataremos da eliminação ética e ecológica dos antigos computadores e equipamentos periféricos.

Reciclagem e eliminação segura de computadores
Quer estejam a funcionar ou não, os computadores e dispositivos antigos contêm informações pessoais. Estas informações podem ser recuperadas muito depois de se descartar a máquina.

Além disso, os computadores e os dispositivos eletrónicos contêm materiais perigosos que, quando eliminados de forma irresponsável, põem em risco o ambiente.

Oferecemos um serviço de limpeza de computadores e eliminação ética de computadores.

Limpeza do computador antigo
Os dados podem ser acedidos a partir de discos antigos quer o dispositivo esteja ou não a funcionar. Se simplesmente deitar fora o computador antigo, smarphone ou tablet, alguém poderá encontrá-lo e utilizar informação privada para todo o tipo de fins.

Sugerimos que os discos antigos sejam limpos profissionalmente para garantir que ninguém possa aceder aos seus dados sem consentimento. Oferecemos ‘Destruição de Dados’ com software especializado – um processo que leva horas a ser concluído com segurança. Posteriormente, o disco ficará completamente vazio, e as informações pessoais não estarão mais acessíveis.

Este processo é adequado para todos os computadores portáteis, computadores de secretária, e dispositivos móveis.

Reciclagem de computadores e dispositivos antigos
Para além de limpar computadores e dispositivos antigos, oferecemos uma solução de reciclagem e eliminação de computadores de secretária, portáteis, ecrãs, tablets, telefones, impressoras, scanners, , cablagem, periféricos e acessórios.

Porquê reciclar computadores?
Os computadores contêm materiais perigosos que requerem uma eliminação responsável. Por exemplo, os monitores de estilo antigo podem conter tubos de raios catódicos (CRT) que é parcialmente composto de chumbo.

Quando eliminados em aterros, os materiais e componentes químicos utilizados para fazer equipamento informático (tais como chumbo, mercúrio, cádmio ou arsénico) podemos contaminar o solo e águas subterrâneas, causando danos no ambiente.

O que acontece quando os computadores são reciclados?
Os computadores e acessórios que estão em condições de funcionamento podem muitas vezes ser reutilizados com novo software e peças de substituição. Esses computadores recondicionados são geralmente disponibilizados a comunidades e indivíduos de baixos rendimentos e a organizações comunitárias.

Os resíduos eletrónicos que são recolhidos para reciclagem são geralmente submetidos a um processo de desmantelamento manual. Os materiais individuais tais como placas de circuitos impressos, cabos, vidro e plásticos são recuperados e depois processados para que possam ser utilizados como matéria-prima para produzir novos produtos.

Questões Frequentemente Colocadas

Sim, podemos orientá-lo na compra do computador certo para as suas necessidades. Por favor contacte-nos para que possamos falar sobre as suas necessidades informáticas e aconselhar sobre um modelo adequado.

Temo-nos de certificar de que tem uma placa gráfica compatível e que os seus monitores têm os resultados correctos. Também podemos configurar a sua impressora na sua rede com ou sem fios.

Sim, podemos levar o seu velho computador, limpar o disco interno com software adequado ao efeito e reciclá-lo.

Sim! Esse problema geralmente deve-se a incompatibilidade entre componentes, temos experiência com várias marcas e computadores personalizados. Precisaremos avaliar o computador primeiramente, para que possamos diagnosticar a causa do problema e proceder à correção.