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Computadores lentos e pouco fiáveis podem levar à falta de produtividade.

Os baixos desempenhos em PC manifestam-se das seguintes formas:

  • Lentidão a carregar ou a utilizar
  • Não liga ou reinicia aleatoriamente
  • Mensagens de erro do Sistema Operativo
  • Erros de disco
  • Problemas com Internet
  • Os programas não carregam normalmente
  • Infecção por malware, vírus
  • Sem vídeo ou som
  • Bloqueio intermitente

O que provoca avarias nos computadores?

Há uma série de fatores que contribuem para o mau desempenho de um computador, incluindo:

  • Software desatualizado ou incompatível
  • Disco, memória ou placa mãe (motherboard) com defeito
  • Acumular de poeira, que conduz eletricidade e pode provocar curto-circuito ou danificar o interior do PC
  • Drivers instáveis ou atualizações de software defeituosas
  • Manutenção deficiente do computador
  • Idade (+7 anos)
  • Infeção grave por vírus

Reparação e atualização do computador

Para além das reparações de PC, fazemos atualizações regulares. Estas podem ser a melhor forma de melhorar o desempenho e a longevidade da máquina.

Tipos de atualizações onde podemos dar suporte:

Atualizações ou substituições de discos. Isto pode ser necessário se o disco estiver avariado, ou se ficar continuamente sem espaço.

  • Atualização da memória (RAM) para acelerar o carregamento de programas
  • Últimas instalações e atualizações do Sistema Operativo
  • Instalação de novos computadores
  • Transferências de dados de computadores antigos
  • Novas instalações de placas de vídeo

O computador dá erros ao iniciar?
Lento ou bloqueia?
Abre janelas que não solicitou?
Ventilador sempre a trabalhar no máximo?
Barulhos estranhos?

Estes sintomas são muito comuns e podem tornar o computador muito lento ou completamente inutil. Pode também estar suscetível a ameaças de segurança.

Algumas possíveis causas e o que podemos fazer para ajudar.

Remoção de Vírus ou Malware

Os vírus informáticos podem causar danos graves e elevar o risco de insegurança. Na verdade, o objetivo dos vírus passam por monitorizar a utilização da internet, enviar spam por e-mail ou até roubo de identidade. Quanto mais rápido os vírus forem removidos, mais seguros estarão os conteúdos importantes.

Os sintomas incluem:

  • Computador lento
  • Computador demora muito para iniciar
  • Janelas pop-up não solicitadas
  • Imagem de fundo da área de trabalho (wallpaper) alterado
  • As páginas web falham ao carregar
  • Mensagens de erro
  • Páginas web redirecionam para páginas não solicitadas
  • Pouco espaço em disco
  • Não é possível instalar software antivírus

Remover vírus é uma das reparações mais complicadas. Pode parecer que foi totalmente removido, mas ainda podem haver ficheiros infectados e escondidos algures no computador.

Executar diagnóstico para o tipo de vírus, identificar o nível de ameaça à segurança e, em seguida, remover todos os ficheiros infetados.

Componentes fisícos com defeito

Por vezes, os componentes fisícos (hardware) podem apresentar defeitos ou falhar completamente. Problemas comuns incluem discos, placas-mãe (motherboards) e portas. Os sintomas variam, mas podem deixar o computador lento ou inutilizável e os ficheiros podem-se perder.

Os sintomas incluem:

  • Computador lento
  • Computador não inicia
  • Computador leva muito tempo para iniciar
  • Sobreaquecimento
  • Barulhos estranhos

Hardware avariado ou defeitoso pode ser provocado por diversos fatores, incluindo bater  ou derrubar o computador, um curto circuito, software/firmware instalado recentemente ou até mesmo só o acumular de pó.

Iremos determinar a causa da falha de hardware, reparar ou instalar novo e, se possível, restaurar todos os ficheiros que possam ter sido perdidos.

Portáteis lentos, instáveis, programas estão a bloquear, mau desempenho

Em caso afirmativo, o portátil necessita provavelmente de uma reparação profissional. E se utilizar o seu portátil diariamente, precisará que a reparação seja feita o mais cedo possível.

Problemas comuns com computadores portáteis

Caso necessite do portátil para enviar e receber e-mails, editar vídeos, verificar as notícias ou jogar, os seguintes problemas podem ocorrer:

  • Portátil não responde, sem energia
  • Tempo de arranque muito lento – pode ser de 5 minutos ou mais
  • Os programas não carregam
  • Reinicia sem estabilizar
  • As janelas bloqueiam ou fecham aleatoriamente
  • Está quente ao toque
  • O software mais recente não é instalado
  • Wi-Fi não estabiliza
  • Unidade de DVD não funciona corretamente
  • Adaptador de energia CA com defeito
  • Defeito sem fios ou Bluetooth
  • Ventiladores de refrigeração avariados ou ruidosos
  • Tomada de alimentação defeituosa / tomada DC
  • Teclados partidos
  • Vírus e infeção por malware
  • Discos avariados, defeituosos, ou cheios
  • Recuperação de dados de computadores portáteis

Se a avaria do portátil não constar desta lista, sinta-se à vontade para nos contactar. Teremos todo o gosto em ajudar a diagnosticar a causa provável e recomendar uma solução.

Quais as causas dos problemas comuns com os portáteis?

Mais cedo ou mais tarde um portátil vai cair. Para além da idade, há uma série de fatores que afetam a longevidade e o seu desempenho. Estes incluem:

  • Quedas
  • Líquido pelo teclado
  • Acumulação de pó
  • Picos de energia
  • Software com problemas
  • RAM defeituosa (memória)
  • Hardware com defeitos

Porque é necessário arranjar o portátil com urgência

Independentemente da utilização que fizer, é sensato corrigir problemas assim que possível. Quanto mais tempo permanecer avariado, mais danos pode causar.

Exemplos:

  • Ventilador avariado ou defeituoso pode sobreaquecer, o que poderá danificar de forma permanente a máquina.
  • Erros de disco que não afetam de imediato podem tornar-se mais graves. O pior cenário é o disco perder os dados.
  • Vírus e malware que infetam o computador podem estar a enviar os seus dados pessoais ou outras informações para terceiros.
  • Os problemas com o Windows agravam-se frequentemente com o tempo, acabando por corromper todo o sistema. Isto torna a recuperação de dados bastante difícil.

Reparação de computadores portáteis: Atualizações e Manutenção

Atualizações regulares e manutenção adequada são essenciais para evitar problemas comuns e prolongar a vida útil do portátil. Podemos ajudar:

  • Reparar todos os problemas acima mencionados, e efetuar manutenção regular
  • Atualizar o disco se estiver continuamente a ficar sem espaço
  • Adquirir um novo computador portátil e instalá-lo
  • Transferência de todos os seus antigos dados, documentos, fotografias e contas de correio eletrónico para o novo computador portátil

Descarte o velho portátil de forma segura, limpando completamente o disco rígido antigo.

Os vírus informáticos podem causar danos graves e elevar o risco de insegurança. Na verdade, o objetivo dos vírus passam por monitorizar a utilização da internet, enviar spam por e-mail ou até roubo de identidade. Quanto mais rápido os vírus forem removidos, mais seguros estarão os conteúdos importantes.

Os sintomas por vírus incluem:

  • Computador lento
  • Computador demora muito para iniciar
  • Janelas pop-up não solicitadas
  • Imagem de fundo da área de trabalho (wallpaper) alterado
  • As páginas web falham ao carregar
  • Mensagens de erro
  • Páginas web redirecionam para páginas desconhecidas
  • Pouco espaço em disco
  • Não é possível instalar software antivírus

Remover vírus é uma das reparações mais complicadas. Pode parecer que foi totalmente removido, mas ainda pode haver ficheiros infectados e escondidos algures no computador. Executar diagnóstico para o tipo de vírus, identificar o nível de ameaça à segurança e, em seguida, remover todos os ficheiros infetados.

Se não for tratado, o malware pode causar toda uma série de problemas. Na pior das hipóteses, o computador ficará inutilizável e os seus dados pessoais inseguros ou até irrecuperáveis.

O que é Malware?

Malware (também referido como vírus) é um termo geral para uma variedade de programas hostis e perigosos, incluindo vírus, worms, cavalos de Tróia, ransomware, spyware, adware, rootkits e scareware. Normalmente, o malware encontra o caminho para o computador sem consentimento através de anexos de correio electrónico não solicitado.

O objectivo mais comum do malware é roubar dados privados. Isto pode ser um problema sério, especialmente se o computador contiver informações confidenciais, tais como senhas de contas bancárias.

À medida que os vírus e outro software malicioso se tornam mais avançados, podem permanecer indetectados por software anti-vírus. E uma vez infectado o computador, pode ser muito difícil para o utilizador médio de um computador localizá-lo e removê-lo.

Porque o Malware é Perigoso?

  • O Malware pode roubar informações bancárias e palavras-passe.
  • Sequestrar a conta de correio electrónico e enviar spam para a sua lista de contactos.
  • Transmitir as suas informações pessoais/ comerciais sem consentimento.
  • Apagar ficheiros pessoais e encriptar o computador para resgate (ramsonware).
  • Apagar o disco e infectar as cópias de segurança e armazenamento externo.
  • Em casos extremos, deixar que o computador deixe de funcionar por completo.

Sinais Comuns de Vírus, Spyware e Infecções por Malware

Os sinais de malware nem sempre são óbvios e no imediato. Por vezes, podem passar-se dias até que se note algo diferente. É importante estar atento aos sintomas dos vírus, porque quanto mais tempo o computador estiver infectado, mais problemas podem surgir.

Os sinais comuns de que o PC, portátil tem vírus, spyware, ou infecção por malware são:

  • O computador está a tornar-se cada vez mais lento a arrancar e a funcionar
  • A internet é invulgarmente lenta, ou está a cair quando ligado via sem fios (wifi)
  • O computador aleatoriamente bloqueia ou congela
  • Anúncios pop-up suspeitos e/ou agressivos
  • O espaço no disco rígido está continuamente a escassear
  • Estranhas barras de ferramentas instaladas nos navegadores de internet (browsers)
  • Homepages com aspecto suspeito no navegador
  • Carregamento de websites estranhos e sem solicitação
  • Incapacidade de enviar e-mails e outros devolvidos
  • Software de segurança da Internet deficiente
  • Publicidade agressiva: venda de pornografia, jogos de azar online, esquemas rápidos de enriquecimento, etc.

Como Removemos com Segurança o Malware

Seguimos um procedimento de 5 passos para remover vírus, malware ou infecções de adware sem danificar os dados, de modo a restaurar o computador à forma como estava a funcionar anteriormente.

  • Utilizamos ferramentas de software especializadas para remover cada pedaço de malware. Se estas ferramentas automatizadas falharem, removemos a infecção manualmente.
  • Também reparamos quaisquer danos ou problemas de software causados por malware.
  • Como medida preventiva, damos formação sobre formas eficazes de proteger os dispositivos contra futuras infecções.
  • Asseguramos que o computador tem o mais recente software de segurança instalado e ensinamos como efectuar uma manutenção regular a este nível.
  • Finalmente, verificamos o sistema de cópias de segurança (backup) e certificamo-nos do seu correto funcionamento (se aplicável).

O hardware e software podem falhar a qualquer momento e apagar acidentalmente documentos importantes.

Contudo, a perda de dados tem solução, uma ação rápida e profissional pode aumentar a probabilidade de recuperar 100% dos dados perdidos. Veja como:

Sinais de um disco com defeito

Alguns sinais de um disco com defeito:

  • O computador leva minutos para carregar qualquer coisa.
  • Faz ruído de tique-taque ou arranhão.
  • O computador ficou consideravelmente lento nos últimos dias.
  • Constantemente surgem erros de sistema.
  • Ficheiros em falta.
  • Fotos corrompidas, não abrem ou são exibidas incorretamente.

Agir já para prevenir perda de dados

Em caso de suspeitar que um computador tem um disco com defeito, siga estas instruções:

  • DESLIGAR o computador e desconectar da tomada.
  • NÃO tentar aceder aos dados uma vez que pode danificar a informação perdida.
  • NÃO formatar o computador nem reinstalar o sistema operativo.
  • NÃO restaurar uma cópia de segurança (backup) nem usar um programa de reparação automática.
  • PARAR de usar o computador se ouvir cliques ou rangidos. Pode ser necessário encostar o ouvido na lateral do computador.
  • NÃO usar software de recuperação de dados gratuito disponível online. Isso pode “substituir” os ficheiros. tornando a recuperação de dados, por profissionais mais difícil e demorada.

Se a informação que consta nesse disco é importante. Entre em contacto connosco solicitando apoio.

Processo de recuperação de dados em 3 etapas

Formulámos um processo de recuperação de dados em três etapas que produzem resultados muito eficientes.

1. Avaliação

Primeiro, avaliamos de forma abrangente a integridade do disco. Esta avaliação permite-nos diagnosticar a gravidade do problema.  A unidade pode ter entrado em falha lógica ou mecânica ou dano físico.

2. Lista de ficheiros

Usando ferramentas e software de nível profissional, iniciamos o processo de recuperação de dados. Forneceremos a lista detalhada de ficheiros recuperáveis. Depois de confirmar esta lista, procederemos à recuperação dos mesmos.

3. Recuperação

Depois dos ficheiros recuperados, copiamos para um suporte que permita o acesso posterior.

Tipos de dispositivos recuperáveis

Discos rigidos mecanicos
Discos SSD

NAS

Evitar perda de dados no futuro.

É possível evitar a perda de dados no futuro, investindo em duas ou três formas de cópia de segurança (backup).

Recomendamos uma combinação de cópias em discos portáteis e baseados em nuvem (cloud), emparelhados com software fiávell. Para particulares e pequenas empresas, também recomendamos o uso de um servidor  NAS (Network Attached Storage). Estes sistemas trazem  RAID incorporado o que permite continuar a funcionar mesmo quando um dos discos deixa de funcionar.

Fale connosco para  discutir as melhores opções de cópia. Podemos ajudá-lo a criar uma solução de cópia totalmente personalizada.

FAQ

Questões Colocadas Frequentemente

Sim. Dependendo da idade do computador, recomendamos a instalação de um novo disco e a reinstalação do Sistema Operativo. Se não houver cópias de segurança (backup), também podemos disponibilizar o serviço de recuperação de dados para tentar transferir essa informação para o novo disco.

Sim! Esse problema geralmente deve-se a incompatibilidade entre componentes, temos experiência com várias marcas e computadores personalizados. Precisaremos avaliar o computador primeiramente, para que possamos diagnosticar a causa do problema e proceder à sua reparação.

Sim, este tipo de problema significa que há uma falha grave de software ou hardware. Entre em contato connosco para que possamos diagnosticar e reparar o problema.

Sim, podemos instalar armazenamento SSD e reinstalar o Sistema Operativo. Também podemos configurar os e-mails, cópias de segurança (backups) e software antivírus.

Se o seu computador portátil não ligar isso pode ser causado por uma série de problemas, incluindo bateria defeituosa, adaptador DC defeituoso ou cabo de alimentação, problemas na placa mãe (motherboard), discos defeituosos, problemas de memória ou problemas de software (bios).

Um erro de ecrã azul (também conhecido como o ecrã azul da morte (Blue Screen of Death)) num portátil é uma falha comum que ocorre quando o portátil tem uma falha grave de hardware ou software.

Não. Infelizmente, os tablets ou portáteis Surface Pro não podem ser reparados. Têm de ser enviados à Microsoft e posteriormente enviam de volta uma unidade reparada.

Actualmente, não reparamos computadores portáteis danificados por liquidos. A taxa de sucesso em tais reparações é inferior a 20%, geralmente recomendamos a compra de um novo portátil. Se perdeu ficheiros e documentos importantes, podemos tentar recuperá-los para si utilizando mecanismos próprios para esse efeito.

Os sinais mais comuns de infecção por vírus incluem ficheiros desaparecidos ou apagados, pop ups estranhos, publicidade muito agressiva, programas estranhos, o computador falha constantemente, barras de ferramentas estranhas, navegadores de Internet sem carregamento, computador sem arranque.

Um vírus é o tipo de infecção mais grave. Isto pode causar a falha do computador, a eliminação de ficheiros, bloqueio e danificar o computador.

Malware e Spyware é bem mais comum do que um vírus completo, e é normalmente apanhado descarregando software gratuito, filmes e séries de televisão, clicando em sites de spam ou abrindo emails fraudulentos. Os sinais de infecção por malware incluem: envio de e-mails de SPAM, computador lento, pop ups de publicidade agressiva, e programas estranhos instalados

Ransomware é uma forma de malware concebido para encriptar ficheiros num dispositivo, tornando inutilizáveis quaisquer ficheiros ou sistemas que dependem deles. Os agressores exigem um valor normalmente em moeda digital (tipo bitcoin) em troca da descodificação dos mesmos.

Sim, pode. Existe uma concepção errada e comum de que os computadores Apple Mac não são atingidos por vírus ou malware. Estamos a ver cada vez mais infecções por malware em Mac. Como os computadores Mac se tornaram mais populares nos últimos cinco anos, os hackers tornaram-se mais agressivos no que concerne a computadores Apple Mac.

A forma mais comum de um computador ser infectado por um vírus informático, é através do descarregamento de ficheiros falsos/vírus a partir de um website fraudulento ou clicando num anexo de e-mail que tenha sido feito para parecer um ficheiro real.

Embora seja possível, é necessário fazer primeiramente uma avaliação. A RXTX não disponibiliza serviço para falha mecânica, os discos podem estar inacessiveis mas têm de responder quando ligados à energia.

Entre em contacto connosco para discutir a melhor opção para si (ver contactos).

Sim, disponibilizamos a recuperação de dados para clientes em todo o território nacional. Contudo, se reside fora do concelho de Évora, será necessário enviar o disco por transportadora para as nossas instalações (ver contactos).