A realização de uma atualização do armazenamento é outra forma de melhorar o desempenho do PC. Além do armazenamento de dados a curto prazo na RAM, os computadores também têm armazenamento para dados a longo prazo, tais como aplicações, sistemas operativos e ficheiros. Mais espaço de armazenamento permite aos computadores guardar mais dados, lançar e executar aplicações de forma mais eficiente. Isto reduz o tempo de inatividade e torna um negócio mais produtivo.
Substituir o HDD por SSD
A quantidade de armazenamento não é o único factor quando se tenta alcançar um melhor desempenho. O tipo de armazenamento também é importante. Ao comprar novos PC, considere a actualização para unidades SSD invés de HDD para melhorar a fiabilidade, velocidade e o desempenho.
Ao considerar SSD <-> HDD, é útil entender como funcionam. Um HDD tem um braço com várias "cabeças" que se movem através do disco para ler e gravar dados, semelhante à forma como a agulha de um gira-discos se move através de um disco de vinil. Os SSD armazenam os dados em circuitos integrados para que não tenham partes móveis.
Uma vez que o disco de um HDD tem de rodar cada vez que são recuperados dados, os HDD são mais lentos do que os SSD. As suas partes móveis também os tornam vulneráveis a problemas mecânicos, pelo que são tipicamente menos fiáveis do que os SSD.
Se considerar uma actualização do computador, mudar para um PC com armazenamento SSD trará seguramente uma melhor capacidade de resposta ao lançar aplicações.
Muitos empregos requerem multitarefas e manter várias aplicações de software a funcionar ao mesmo tempo. Outras requerem a utilização de aplicações de dados intensivas, tais como edição de vídeo ou design gráfico, que exigem muito poder de computação. É possível acelerar consideravelmente estas tarefas actualizando para um PC com uma unidade de processamento central (CPU) mais rápida.
A CPU envia direcções para o computador e fornece o poder de processamento necessário para executar essas direcções. Quanto mais rápido for o processador de um PC, mais rapidamente pode executar tarefas.
Uma vez que a RAM e os processadores trabalham em conjunto, a garantia de obter uma actualização da CPU ao comprar um novo computador pode também ajudar a obter o máximo da RAM actualizada.
Uma GPU (unidade de processamento gráfico), também chamada placa gráfica, é especialmente importante para pessoas que utilizam aplicações relacionadas com gráficos para edição de vídeo, edição de fotografia de alta resolução, ilustração, ou design de jogos de vídeo.
Originalmente concebidas para tarefas relacionadas com gráficos, as GPU evoluíram para lidar com uma grande variedade de volumes de trabalho, incluindo inteligência artificial (IA). Se aplicações gráficas ou IA forem importantes para o negócio, poderá querer actualizar a GPU.
Actualizar para um PC com uma GPU melhor, irá melhorar a precisão das cores e a nitidez das imagens. Pode adicionar uma GPU separada, ou instalar um processador com uma GPU incorporada.
Há muitas atualizações de PC que podem ser feitas, mas o primeiro e mais simples passo para aumentar o desempenho é atualizar a RAM (memória de acesso aleatório). A RAM é a memória temporária que contém a informação que o computador está a utilizar para executar as tarefas que estão a decorrer. Quanto mais memória RAM o computador tiver, mais programas pode correr com um bom desempenho.
Para tarefas básicas tais como navegar na web ou utilizar folhas de cálculo ou processador de texto, pode não ser necessária muita RAM. Mas se precisarem de executar múltiplas aplicações em simultâneo, ou se utilizarem frequentemente programas que requerem muitos recursos, tais como edição de vídeo ou aplicações de inteligência artificial (IA), a adição de RAM pode aumentar consideravelmente o desempenho do computador. Se os computadores da empresa ou instituição estiverem a abrandar a um ritmo próximo de uma paragem na utilização de aplicações de recursos intensivos, procure novos PC com mais RAM que possam lidar com uma carga de trabalho superior.
Sinais que indicam que o computador necessita afinar o desempenho.
A ter em conta:
E os programas de afinação gratuitos?
O nosso conselho: evite-os.
Um número substancial destas chamadas ferramentas ‘gratuitas’ são esquemas, assustando os utilizadores para a compra de um produto caro, alegando a deteção de milhares de erros. Além disso, o software gratuito pode infetar o computador com malware, tornando-o ainda mais lento e potencialmente danificar os ficheiros.
Como melhoramos o desempenho do computador
5 ajustes essenciais que fazemos para aumentar a velocidade do PC:
Estes cinco pontos são apenas um começo. Todos os nossos serviços são adaptados aos problemas específicos da máquina.
Recomendamos às empresas que tenham um ciclo de atualização dos seus PC de 2/3 anos para a maioria dos utilizadores. O aumento dos níveis de produtividade conferem um retorno do investimento substancial, bem como proporciona uma mão-de-obra mais eficiente, permitindo às organizações fazerem mais com os recursos de que dispõem atualmente, ou adiar a contratação de pessoal à medida que a produtividade é melhorada.
Com mais dados e aplicações a serem acedidos a partir da nuvem (cloud), o impacto (e o custo) associados à atualização das máquinas continuará a diminuir, uma vez que o tempo envolvido em atualizações terá uma menor taxa de esforço.
As empresas que não atualizam regularmente os computadores podem enfrentar uma diminuição geral de produtividade do utilizador que pode levar a ser pouco competitiva no mercado, bem como frustrante para o utilizador, levando a taxas de rotatividade mais elevadas.
Se substituir o processador, deverá usar um que se encaixe no mesmo TDP*, ou pode incorrer em situações de bloqueios sistemáticos ou até mesmo estragrar a placa-mãe (motherboard).
*Thermal Design Power (TDP) representa a potência média, em watts.
RAM significa Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório), e é utilizada como espaço de armazenamento de memória a curto prazo.
O processador, também conhecido como CPU, fornece as instruções e o poder de processamento de que o computador necessita para realizar o seu trabalho.
Ambos são importantes e dependentes um do outro.
SSD por norma é três a cinco vezes mais rápido do que um disco mecânico (HDD).
A diferença entre discos rígidos e SSD está na tecnologia utilizada para armazenar e recuperar dados. As unidades de disco rígido são mais baratas e é possível obter mais espaço de armazenamento. As SSD, contudo, são mais rápidas, mais leves, mais duráveis, e consomem menos energia.
Não, os SSD não abrandam ou se desgastam da mesma forma, uma vez que não têm partes móveis.
Se é um utilizador experiente sim. Contudo, geralmente não recomendamos que faça esta actualização, uma vez que há uma série de ajustes adicionais de software e hardware que precisam de ser feitos para que a actualização seja bem sucedida.