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A manutenção é justamente prevenir problemas que são geralmente causados por acumular de programas, ficheiros ou peças não estarem limpas, a ponto do computador ter dificuldade em funcionar.

Este processo é por vezes complexo, demorado e requer várias etapas, pelo que sabemos exatamente o que fazer para otimizar os computadores e garantir que voltam a funcionar em pleno.

Se alguns destes problemas se verificarem é possível que seja necessário  manutenção:

  • Lento ao iniciar
  • Lento ao desligar
  • sobreaquecimento
  • Programas bloqueiam

Atualizações

Verificamos as atualizações do sistema operativo e garantimos que sejam as mais recentes. Inclui Microsoft Windows e Linux (necessário root).

Otimização do arranque e desligar

Alguns programas são configurados para abrir assim que o computador inicia e isso pode tornar o processo de arranque consideravelmente lento, por esses motivos verificamos e reconfiguramos o computador para melhorar o desempenho.

Remover programas e ficheiros desnecessários

Com a utilização, os computadores ficam sobrecarregados com programas que raramente usamos, arquivos que não precisamos e que ocupam espaço valioso no disco. Consequentemente, quando o disco enche, a velocidade é afetada.

O pó e pelos de animais tendem a acumular dentro dos computadores, o que pode limitar o fluxo de ar dentro da máquina e afetar o desempenho dos ventiladores. Se o ventilador não estiver a funcionar corretamente, o computador pode sobreaquecer, tornando-o mais lento, no limite, o acumular de pó pode conduzir a eletricidade e causar curto-circuito.

Suporte remoto

Também oferecemos suporte remoto – por meio do qual podemos entrar no computador sem a necessidade de deslocação ao local e fazer a manutenção e/ou corrigir problemas. Ideal para quando não pode estar fisicamente presente mas os nossos técnicos estão disponíveis, ou se tem um problema urgente que podemos resolver remotamente.

Sem uma estratégia de TI e sistemas de segurança, uma empresa torna-se vulnerável a cinco dos seguintes riscos:

  1. Vírus criptográficos. Os vírus que utilizam criptografia e tecnologias relacionadas são alguns dos mais sofisticados da Internet. Os agressores ganham acesso a todos os ficheiros, e exigem grandes quantias de dinheiro para devolver o acesso.
     

  2. Tempo de inatividade do servidor. Se um servidor tiver sido configurado incorretamente, ou se inapropriado para as funções pretendidas, poderá levar a horas de inatividade. Podendo refletir-se em despesas adicionais.
     

  3. Quebras de Internet. Se a demanda de uma empresa tiver ultrapassado a atual ligação à Internet, isso poderá levar a bloqueios que impedem de completar tarefas essenciais, tais como aceder a ficheiros remotamente, fazer cópias de segurança do servidor para a nuvem, navegar em páginas web, descarregar e carregar ficheiros.
     

  4. Computadores lentos. Um computador lento pode tornar até a mais simples das tarefas em muito tempo perdido. Manutenção e atualizações regulares do computador podem poupar horas todas as semanas e irão determinar se o mau desempenho é um indicador de um problema mais sério.
     

  5. Cópias de segurança pouco fiáveis. A empresa ou instituição utiliza pelo menos duas formas de cópias de segurança? É necessário verificar regularmente se os sistemas de cópias de segurança funcionam corretamente.

Com os sistemas adequados, uma empresa quase nunca terá de lidar com qualquer uma destas ameaças dispendiosas e potencialmente perigosas.

O nosso processo de auditoria em três etapas:

  1. Visita inicial ao local, tentamos obter uma compreensão completa das necessidades de TI da empresa ou instituição. Procuramos compreender os problemas de TI que já teve anteriormente.
     
  2. Discussão. Por forma a delinear um plano de intervenção, queremos que a estratégia de TI seja escalonada de forma eficaz.
     
  3. Finalmente, exploramos possíveis iniciativas de redução de custos que melhorem a eficiência do pessoal e racionalizem os seus sistemas.

Análise exaustiva de controlo em 10 pontos

Uma vez que o processo de auditoria esteja em curso, realizamos uma auditoria e análise exaustiva do controlo do estado TI:

  • Servidores. Analisamos o desempenho e a fiabilidade dos servidores. Analisamos se os servidores existentes estão ou não a satisfazer as necessidades atuais, e à medida que o seu negócio se desenvolve.
     
  • Cópias de segurança. Verificamos a estratégia e funcionalidade de backup. Sugerimos a utilização de pelo menos duas formas de backup para proteção contra incêndios, inundações, arrombamentos, falhas de disco e outros desastres.
     
  • Computadores de secretária. Realizamos a manutenção e as atualizações necessárias do software/firmware e podemos recomendar máquinas mais eficientes.
     
  • Empregados que viajam regularmente? Podemos configurar os computadores portáteis, para que possam aceder a todos os ficheiros empresariais relevantes em viagem.
     
  • Ligação em rede e sem fios. Realizamos uma auditoria Wi-Fi completa para assegurar que o seu sinal Wi-Fi é forte e fiável em todo o espaço. Verificamos também outros aspetos de segurança relacionados com estes aparelhos.
     
  • Monitores LCD. Os ecrãs de computador dos colaboradores são suficientemente grandes? A produtividade seria melhorada se adicionássemos um segundo ecrã?
     
  • Impressoras e scanners. Está a gastar demasiado em tinta ou toner? Há tecnologias de digitalização mais avançadas, tais como digitalização para e-mail ou digitalização para PDF?
     
  • Proteção anti-vírus e anti-malware. Os vírus informáticos podem ter um impacto extremamente prejudicial: considere ficheiros perdidos, tempo de inatividade, discos corruptos, e muito mais. Verificamos todos os computadores, portáteis e servidores quanto ao mais recente software anti-vírus.
     
  • UPS e proteção contra sobretensão. O seu servidor no local tem uma bateria de reserva em caso de falhas de energia? O equipamento informático está protegido com proteção adequada contra picos de corrente? A proteção da UPS evita que os ficheiros sejam danificados ou destruídos durante interrupções elétricas.
     
  • Gestão de senhas e documentação informática. Mantém registos seguros de todas as palavras-passe de contas? Tem registos de todos os sistemas TI, com informações de garantia, números de série e custos?

Depois de auditar e analisar exaustivamente a parte informática de uma empresa ou instituição, fazemos recomendações sobre como melhorar os sistemas, reduzir custos, corrigir problemas existentes e antever os futuros.

FAQ

Questões Colocadas Frequentemente

A realização de manutenções regulares, prolonga a vida útil do computador, mantém um bom desempenho e evita problemas futuros, como vírus, perda de dados ou problemas de segurança devido a software desatualizado.

O tempo depende da utilização mas atendendo às atualizações, recomendamos pelo menos 1 vez a cada 6 meses.

As tarefas comuns para a realização das manutenções são: limpeza de pó, atualização do sistema operativo, libertar espaço no disco, remover programas desnecessários, instalar as últimas atualizações, executar antivírus e verificação de segurança anti-malware, verificação da firewall do computador e confirmação que as cópias de segurança estão a ser corretamente executadas (se aplicável).

Não, a manutenção regular garante que o computador se mantém com a velocidade que sempre lhe conheceu. As melhorias apenas poderão surgir se o software for melhorado nesse sentido ou colocar peças mais sofisticadas no computador.

Sim, com a manutenção regular poderá prolongar a vida da máquina em pelo menos 2 anos.