A manutenção é justamente prevenir problemas que são geralmente causados por acumular de programas, ficheiros ou peças não estarem limpas, a ponto do computador ter dificuldade em funcionar.
Este processo é por vezes complexo, demorado e requer várias etapas, pelo que sabemos exatamente o que fazer para otimizar os computadores e garantir que voltam a funcionar em pleno.
Se alguns destes problemas se verificarem é possível que seja necessário manutenção:
Atualizações
Verificamos as atualizações do sistema operativo e garantimos que sejam as mais recentes. Inclui Microsoft Windows e Linux (necessário root).
Otimização do arranque e desligar
Alguns programas são configurados para abrir assim que o computador inicia e isso pode tornar o processo de arranque consideravelmente lento, por esses motivos verificamos e reconfiguramos o computador para melhorar o desempenho.
Remover programas e ficheiros desnecessários
Com a utilização, os computadores ficam sobrecarregados com programas que raramente usamos, arquivos que não precisamos e que ocupam espaço valioso no disco. Consequentemente, quando o disco enche, a velocidade é afetada.
Pó
O pó e pelos de animais tendem a acumular dentro dos computadores, o que pode limitar o fluxo de ar dentro da máquina e afetar o desempenho dos ventiladores. Se o ventilador não estiver a funcionar corretamente, o computador pode sobreaquecer, tornando-o mais lento, no limite, o acumular de pó pode conduzir a eletricidade e causar curto-circuito.
Suporte remoto
Também oferecemos suporte remoto – por meio do qual podemos entrar no computador sem a necessidade de deslocação ao local e fazer a manutenção e/ou corrigir problemas. Ideal para quando não pode estar fisicamente presente mas os nossos técnicos estão disponíveis, ou se tem um problema urgente que podemos resolver remotamente.
Sem uma estratégia de TI e sistemas de segurança, uma empresa torna-se vulnerável a cinco dos seguintes riscos:
Vírus criptográficos. Os vírus que utilizam criptografia e tecnologias relacionadas são alguns dos mais sofisticados da Internet. Os agressores ganham acesso a todos os ficheiros, e exigem grandes quantias de dinheiro para devolver o acesso.
Tempo de inatividade do servidor. Se um servidor tiver sido configurado incorretamente, ou se inapropriado para as funções pretendidas, poderá levar a horas de inatividade. Podendo refletir-se em despesas adicionais.
Quebras de Internet. Se a demanda de uma empresa tiver ultrapassado a atual ligação à Internet, isso poderá levar a bloqueios que impedem de completar tarefas essenciais, tais como aceder a ficheiros remotamente, fazer cópias de segurança do servidor para a nuvem, navegar em páginas web, descarregar e carregar ficheiros.
Computadores lentos. Um computador lento pode tornar até a mais simples das tarefas em muito tempo perdido. Manutenção e atualizações regulares do computador podem poupar horas todas as semanas e irão determinar se o mau desempenho é um indicador de um problema mais sério.
Cópias de segurança pouco fiáveis. A empresa ou instituição utiliza pelo menos duas formas de cópias de segurança? É necessário verificar regularmente se os sistemas de cópias de segurança funcionam corretamente.
Com os sistemas adequados, uma empresa quase nunca terá de lidar com qualquer uma destas ameaças dispendiosas e potencialmente perigosas.
O nosso processo de auditoria em três etapas:
Análise exaustiva de controlo em 10 pontos
Uma vez que o processo de auditoria esteja em curso, realizamos uma auditoria e análise exaustiva do controlo do estado TI:
Depois de auditar e analisar exaustivamente a parte informática de uma empresa ou instituição, fazemos recomendações sobre como melhorar os sistemas, reduzir custos, corrigir problemas existentes e antever os futuros.
A realização de manutenções regulares, prolonga a vida útil do computador, mantém um bom desempenho e evita problemas futuros, como vírus, perda de dados ou problemas de segurança devido a software desatualizado.
O tempo depende da utilização mas atendendo às atualizações, recomendamos pelo menos 1 vez a cada 6 meses.
As tarefas comuns para a realização das manutenções são: limpeza de pó, atualização do sistema operativo, libertar espaço no disco, remover programas desnecessários, instalar as últimas atualizações, executar antivírus e verificação de segurança anti-malware, verificação da firewall do computador e confirmação que as cópias de segurança estão a ser corretamente executadas (se aplicável).
Não, a manutenção regular garante que o computador se mantém com a velocidade que sempre lhe conheceu. As melhorias apenas poderão surgir se o software for melhorado nesse sentido ou colocar peças mais sofisticadas no computador.
Sim, com a manutenção regular poderá prolongar a vida da máquina em pelo menos 2 anos.